top of page
Mulheres rindo na praia

Oi, seja bem-vinda! 

 

 Que bom que chegou por aqui. Imagino que esteja precisando de apoio e que já tenha tentado outros caminhos. Mas saiba que em alguns momentos na vida, reconhecer que precisamos de suporte de um psicólogo qualificado é um importante gesto de cuidado consigo.   

 

O  processo terapêutico oferece um espaço de acolhimento e reflexão, onde é possível ressignificar a própria história e abrir caminhos para o bem viver e as boas relações.

 

Para seguirmos juntos nessa jornada            

 

    

Superfície granulosa

Sobre mim

Meu nome é Solange Frid, muito prazer!

 Sou psicóloga e psicanalista, com mais de 30 anos de experiência clínica. Minha formação acadêmica foi construída em instituições públicas de excelência, com mestrado em Psicologia Clínica, doutorado em Saúde da Criança e da Mulher (Fiocruz) e dois pós-doutorados, um na Fiocruz e outro no Instituto de Psicologia da UFRJ. Nessas pesquisas, investiguei temas como o cuidado no início da vida, a medicalização da infância e os debates atuais sobre neurodivergência.

 Além da clínica, atuo como professora universitária, supervisora e formadora, acompanhando profissionais da saúde e da educação em seus percursos de prática e reflexão.

 Minha escuta clínica é sustentada por sensibilidade, ética e acolhimento, oferecendo um espaço seguro de cuidado e transformação.

IMG-20240409-WA0053_edited.jpg
IMG-20240409-WA0053_edited_edited.jpg

Grupo Terapêutico

Inspira-ção para mulheres 40+

Como funciona o Grupo terapêutico (GT) para mulheres 40+?

  Este GT tem como proposta acolher e dar suporte às mulheres que estão vivendo uma nova fase, a maturidade. Por meio de encontros semanais, priorizarei o momento atual das participantes tomando como ponto de partida temas pertinentes a essa etapa da vida. Isso significa dizer que costumamos identificar impactos significativos na saúde física e na saúde mental como alterações de humor e cansaço, metabolismo lento, esquecimentos recorrentes, etc. 

  Por outro lado, neste momento do ciclo de vida surgem questionamentos existenciais e um desejo de reinventar-se e reavaliar as prioridades. Nessa direção, o GT configura-se como um bom caminho de abertura para reorganizar ideias e projetos. Por esse motivo, o grupo terá um espaço de livre falas mediado por mim.  o que oportuniza compartilhar e partilhar as experiências e histórias que permeiam a vida de cada uma das participantes. Para isso, são utilizadas técnicas de psicoterapia em grupo, escuta qualificada, vivências orientadas, recursos técnicos da arteterapia e das terapias corporais.

 Este é o início de uma "segunda metade da vida", como sugeriu o psicólogo Carl Jung, onde costuma se focar no desenvolvimento interno, avaliar conquistas, escolhas e entrar em contato com o que ainda não foi realizado. 

    Pensando na complexidade dessa transição que transforma corpo, mente e alma é que criei o Inspira-ção. A intenção é auxiliar mulheres 40+ a viverem com mais propósito e da melhor maneira o início da "segunda metade da vida"como sugeriu o psicólogo Carl Jung. Nesta fase, na qual o foco se intensifica no desenvolvimento interno, na avaliação das escolhas e no contato com o que ainda não foi realizado, o GT pode ser uma ferramenta valiosa para que possa vislumbrar um futuro de (re)conexão consigo e de novas conquistas. 

sapatilhas

Como funciona o Grupo terapêutico?
Inspira-ção para mulheres 40+

 

sapatilhas

   A maturidade pode ser um momento do ciclo vital de oportunidades de crescimento, sobretudo, quando é possível renovar sonhos, abraçar novos desafios e viver com mais clareza, autenticidade e significado. 

   Neste sentido, o GT pode lhe ajudar a florescer para novas experiências. Experiências que compartilhadas com outras mulheres podem fazer desabrochar outros propósitos de vida e inspirações. Veja abaixo os caminhos que percorreremos nos três meses de GT.

1

Primeiro mês

  • A prática do cuidado e o cuidado na prática;

  • Em busca de si;

  • Atividade 1: Expressar-se 

  • Atividade 2: Inspirar-se

2

Segundo mês

  • Recalculando a rota;

  • Quantos passos posso dar?;

  • Atividade 1: Expressar-se 

  • Atividade 2: Inspirar-se

3

Terceiro mês

  • Cartografias de si;

  • A bússola da vida;

  • Atividade 1: Expressar-se 

  • Atividade 2: Inspirar-se

bottom of page