Do Climatério a Menopausa
- Solange Frid

- 7 de jun.
- 1 min de leitura

O climatério é a fase da vida da mulher onde ocorre a transição do período reprodutivo para o não reprodutivo, apresentando duração variável, geralmente entre os 40 e 65 anos de idade e é marcado pela presença da menopausa (BRASIL, 2008; 2016).
Apesar de se tratar de um processo fisiológico do organismo, a mulher nesta fase necessita de atenção especial, devido as modificações psicossociais de ordem afetiva, sexual, familiar e ocupacional, além das mudanças endócrinas e físicas que ocorrem nesse período (FEBRASGO, 2010).
Nesta fase muitas mulheres se queixam com sintomas físicos e psíquicos, o que pode comprometer sua qualidade de vida. Neste sentido, buscar as medidas preventivas e tratamentos (farmacológicos e não farmacológicos) que visam a melhora da saúde global da mulher nesse momento de vida, é um bom caminho.
No consultório posso identificar na fala desses mulheres, entre os aspectos culturais, físicos e psíquicos, o medo de envelhecer, a preocupação com a imagem corporal, a instabilidade conjugal, a síndrome do ninho vazio, a competição com o marido, a irritabilidade, o cansaço, a falta de desejo sexual, entre outros.
A psicoterapia, neste momento do ciclo vital, pode ser uma ferramenta valiosa para mulheres que estão no climatério e menopausa, oferecendo suporte e ferramentas que possam auxiliar no entendimento do processo, no autoconhecimento e na ressignificação das experiências. Desta forma, é possível lidar com os desafios emocionais e psicológicos que surgem durante essa fase da vida.




Comentários